quarta-feira, 13 de abril de 2011

"Casarão Amarelo". O sentimento cultural se mistura com politicagem barata.


Postamos essa foto porque temos certeza que muitos dos defensores do Casarão não possuiam seque uma foto da antiga construção.
A demolição da casa de Seu Dirceu conhecida como “Casarão Amarelo” repercutiu em algumas mídias eletrônicas gerando na população, não residente no município, a ilusão de uma Várzea Alegre indignada com o ocorrido. A verdade é que o sentimento da grande maioria que vivem em aqui não é esse. Nós não iríamos nos pronunciar sobre o tema, mas fomos obrigados devido o rumo que tomou o debate.

Concordamos com todos os comentários, essencialmente culturais, de pessoas que fizeram, fazem e farão pela cultura, que já provaram estarem preocupados com o tema, mas junto desses comentários há a intenção de tornar esse um fato político com a inclusão de pessoas que nada tem a ver. Mais uma vez os opositores da atual administração aproveitam um fato para tentar atribuir ao grupo do prefeito responsabilidades que não são suas.

Devemos ter o cuidado, identificar e separar bem o que é defesa cultural e o que é politicagem barata.

Quando falam que aquela Casa era uma parte da história de Várzea Alegre, que representava o início de nossa cidade, que foi um fato triste ver aquela construção demolida e que deveria ter sido tombada nós também concordamos em gênero, número e grau, no entanto existem várias inverdades, equívocos, hipocrisia, ataques pessoais, opiniões e apologias que devem e serão rebatidas.

QUEM PODE SOLICITAR TOMBAMENTO?

Lendo sobre o assunto no site da SECULT-CE vimos que qualquer cidadão pode solicitar que um bem seja reconhecido como de valor excepcional , através da abertura de um processo de Tombamento. Ora qualquer um que se intitula defensor do patrimônio público ou não, poderia ter ingressado com um processo de tombamento em tempo hábil para o trâmite e não a duas semana atrás  edepois que souberam da concretização da venda e principalmente quem era o comprador.  

Percebemos também muitas contradições de opiniões e atitudes de algumas pessoas para com aquele casarão. Enquanto de pé, NINGUÉM se preocupou com ele. Atualmente boa parte da população evitava passar pela calçada pelo mau cheiro do local. Nunca houver qualquer defesa em prol daquela construção,  que estava abandonada e fatalmente condenada a desabar. Nesse período ninguém se manifestou sobre tombamento, preservação, valor histórico, nem a própria família que nunca se mostrou interessada em preservar aquele bem. A última mão de tinta naquele casarão foi o letreiro VENDE-SE. Onde estavam os que hoje se dizem defensores do tombamento? Porque não se mobilizaram?

QUAL A RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA?

A prefeitura cuida dos bens públicos, e estes estão sendo conservados, ao contrário do que ocorreu num passado recente.  A casa de Seu Dirceu era um bem particular, portanto não era e nem poderia ser de responsabilidade da prefeitura. É bem verdade que de forma excepcional o poder público pode interferir no particular quando se trata de algo manifestamente para o bem da coletividade, o que não era o caso, pois a população desprezou por longos anos aquela construção. Zé Helder poderia sim ter entrado com um processo de tombamento, assim como Joãozinho, Dr. Pedro, João Francisco, Dr. Iran e muitos outros prefeitos anteriores que também poderiam ter entrado. E porque não tombaram?

Não estamos aqui querendo atribuir responsabilidade para ninguém. Levantamentos feitos por especialistas no assunto mostram que o tombamento gera enormes gastos com manutenção. Em municípios pequenos sem tradição turística causam prejuízos exorbitantes, ou seja, apenas em locais como a cidade mineira de Ouro Preto, Olinda, Pelourinho na Bahia que possuem expressão turística que seriam viáveis tais tombamento.  Portanto para Várzea Alegre seria imensamente inviável o tombamento. Somos a favor da preservação cultural, mas de forma responsável, coerente e que não venha a onerar o município. E ao contrário do que alguns afirmaram a prefeitura não possuem verba para esse tipo de custeio, nem lei especifica o município dispõe.

A história de Várzea Alegre nunca foi tão valorizada. O tombamento da capela de São Caetano é um exemplo bem claro. A Semana do Município que estava esquecida pela administração anterior e na época não houve manifestação de ninguém. Foi o prefeito Ze Helder quem mais investiu na Cultura Varzealegrense e podemos citar muito do que foi feito. Tradição da Semana Santa com apoio aos penitentes e criação da Procissão Fogaréu, a Romaria a capela de Maria de Biu, Festival Junino, Cavalhadas, Festejos da Semana do Município, Grupo de Reizado Congo, o Natal da Paz e sem esquecer o Barracão Cultural idéia elogiada por 15 em cada 15 pessoas. E em breve teremos o Instituto de Arte e Cultura Padre Vieira são exemplos de trabalhos da Secretaria de Cultura e Turismo de Várzea Alegre.

Esse blog respeita todas as manifestações culturais acerca do fato, mas repudia os depoimentos de pessoas hipócritas, sem escrúpulos que coloca a politicagem barata acima de tudo. O que isso tem a ver com democracia? O que isso tem a ver com VOTO? Que autoridade tem o gestor de interferir em um bem particular? O que os deputados aliados do prefeito tem a ver com esse fato? Alias tem, estão fazendo por Varzea Alegre o que os opositores nunca fizeram, trouxeram o orgulho de bater no peito e dizer,: EU SOU DE VÁRZEA ALEGRE.

3 comentários:

  1. TEMOS QUE RECONHECER QUE OS JOVENS CK e JH, VEM FAZENDO UMA MEGA TRANSFORMAÇÃO NO MUCÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE.

    CARLOS KLEBER - ATRAVÉS DO SEU EMPENHO E CONHECIMENTO EMPRESARIAL A CADA DIA QUE PASSA SE DOA MAIS E MAIS... NOSSO MUNICÍPIO VEM RECEBENDO EMPRENDIMENTOS QUE FORTALECE NOSSA ECONOMIA E GERA EMPREGO E RENDA.

    JOSE HELDER - POSSO AFIRMAR...QUE JH É UM DOS MELHORES PREFEITOS DA HISTÓRIA MODERNA DE VÁRZEA ALEGRE, NOSSO MUCÍPIO É OUTRO, A RESTAURAÇÃO NÃO FOI SÓ NA ARQUITETURA DO MUNICÍPIO MAIS TAMBÉM NA VIDA DAS PESSOAS.

    APESAR DE TER UMA VISÃO BEM CRÍTICA, PRINCIPALMENTE NA POLÍTICA; NÃO ME ARREPENDO DE ESTAR NESTE GRUPO, QUE TANTO AJUDA A CONSTRUIR UMA VÁRZEA ALEGRE MELHOR PARA TODOS.

    ResponderExcluir
  2. Poh manohhh...
    Varzea Alegre estava esquecida no cenário estadual, vejam agora!!!

    A realidade é outra e isso que incomoda a oposição!

    Zé Batista, vai tomar tuas canas e deixa Zé Helder em paz!
    Chico Clementino, vai tomar teus calmantes (gardenal) e deixa Zé Helder em paz!
    Precisa citar Eliane?
    Háaa, Eliane tava no meio do povo no CARNAVAL DE VARZEA ALEGRE 2011 com JOÃOZINHO ageitando as kengas de menor pra ele dançar e fazer TUDO!

    ResponderExcluir
  3. Não sou a favor de partido a ou b nem vou defender ninguém nem tão pouco acusar ou criticar, mas em relação ão assunto da casa citada quem escreveu a matéria tem razão se passaram vários meses com uma placa de vende_se no local citado é ninguem se manifestou,que a casa merecia ser tombada isso sim deveria mas agora é tarde defunto enterrado não volta mais.

    ResponderExcluir