terça-feira, 26 de abril de 2011

Casarão Amarelo, repercussão devido sua importância cultural?

A união de forças produzem resultados extraordinários, como o que se está vendo com a Casa de Seu Dirceu. Essa construção passou, em questão de minutos,  do mais completo abandono e anonimato, para as páginas de meios de comunicação estadual, mas será que foi pela sua importância histórica e cultural?

Casa do Sr. Zezinho Costa - Futura MACAVI
É evidente que não. A casa do Sr. Zezinho Costa, culturalmente, teve muito mais valor. Arquitetura barroca, duas obras de arte, uma na sala de jantar retratando a casa de D. Santinha (mãe do saudoso Dr. Iran Costa) no sitio Baixio do Exu e outra no corredor daquela casa com a paisagem do Engenho de Cana de Açúcar da Família Costa localizado no Sítio Riacho Fundo no distrito do Riacho Verde. Na casa do Sr. Zezinho Costa funcionou também a Clínica médica do Dr. Iran, no início dos anos 90, foi sede de várias secretarias municipais, como a de Ação Social, de Agricultura, a de Cultura e Turismo e a Biblioteca Pública Municipal. Se fizermos um comparativo histórico e cultural entre as duas casas veremos uma enorme diferença. No entanto, a Casa do Sr. Zezinho Costa foi vendida, DEMOLIDA pelo Grupo MACAVI e por que não teve repercussão dos “defensores do patrimônio cultural varzealegrense”? Porque não tinha INTERESSE POLÍTICO para explorar nesse caso. E a história, a cultura? Quem liga, pois não serviria de pretexto para atacar politicamente o prefeito. Ou alguém tem dúvidas que tudo isso só está acontecendo por causa das eleições municipais de 2012?

Quando a MACAVI comprou o imóvel do Zezinho Costa os comentários foram os mais positivos e poéticos possíveis, "a história estava cedendo lugar para o desenvolvimento, se sacrificando em nome do progresso de Várzea Alegre". Agora se pessoas ligadas ao grupo do prefeito compra uma casa e faz o mesmo que o grupo MACAVI fez, aí é diferente, nesse caso aconteceu um atentado a cultura varzealegrense. 

Aos nossos historiadores, procurem estudar como começou a construção daquela casa de Seu Dirceu, fato semelhante está acontecendo no Crato com um terreno da Diocese e verão que desde a sua criação aquela casa sempre foi motivo de discórdia, de polêmicas.

É impressionante como as coisas acontecem quando se trata de política em Várzea Alegre. Em pouco tempo a oposição CRIOU uma polêmica, mobilizou imprensa estadual para de forma hipócrita defender ideias que eles não defendem e nunca defenderam. O que nos deixa tristes, é o fato de não vemos tamanho empenho para noticiar e divulgar o que realmente é belo e importanten de nossa terra. 

Eles tentam vender uma falsa imagem de Várzea Alegre no cenário estadual, primeiro com um desviou milionário de recursos, o que não aconteceu, depois com uma EPIDEMIA DE DENGUE, quando nosso município é referência no combate e agora com um atentado a cultura sendo que nunca se investiu tanto no resgate e valorização cultural em nossa terra. 

Porque não percebemos essa mobilização de imprensa para falar da caminhada a Capela de Maria de Bil, dos grupos Penitentes, da Procissão do Fogaréu, da Capela de São Caetano que á patrimônio cultural e foi tombada na atual administração? Por que a TV Verdes Mares não noticia isso também? Ou essa parte da cultura varzealegrense é menos importante que uma casa que pouco representou nossa história, que estava sendo habitada por sem teto (João Doido), que nunca recebeu atenção de nenhum herdeiro, repito nenhum herdeiro manifestou 1% do amor que hoje diz possuir, onde estava esse sentimento?

Talvez o fato mais importante relacionado a essa casa foi ter recebido um dia o Governador do Estado do Ceará e isso graças ao prestígio do prefeito Ze Helder.


Falaremos mais, pois temos muito a discorrer sobre o tema, mais de forma sincera e verdadeira, sem falsos sentimentos e nem falso moralismo.

6 comentários:

  1. gostaria de pedir a vcs desse blog, que não esqueçam de comentar sobre o episódio das assinaturas falsas onde centenas de pessoas de nossa cidade tiveram suas assinaturas grosseiramente falsificadas, pessoas de bem idonias, gostaria que vcs falasem desse episódio , citasem os nomes para mostrarem que eles não respeitam ate mesmos as pessoas de seu próprio partido!!!! obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  2. ei chamem franze sousa para fazer a reportagem da inauguração da escola tecnica e da delegaçia de policia civil, coisa de primeiro mundo e ver a homenagem a dr iram, coisa que o partido de joãozinho nunca fez!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. A fotografia da casa do Baixio do Exu de D. Mundinha Bitu, esposa de Seu Zezinho Costa.

    ResponderExcluir
  4. Falta de respeito com o povo da Varzea Alegre e com o Dr.Iran Costa,quem cometeu foi o Sr.Gabriel Eufrasio,todos da Familia Costa,conhece o fato acontecido.Eles não tem respeito nem com seus FAMILIARES.

    ResponderExcluir
  5. isso é verdade, joão eufrasio e seu irmão gabriel que são a arrogancia em pessoa não respeitaram dr. iram e família , mais o tempo se encarregou de mostrar ao povo de varzea alegre quem são eles, pois bem, quem é joão eufrasio agora,? qual a referencia politica que ele tem,? se achava um lider, diziam que dr. iram não era mais de nada, lembra da campanha dele AGORA É JOÃOZINHO?, e ai, kd joãzinho? e o saudoso dr. Iram entrou para a história de varzea alegre COMO UM GRANDE LIDER POLITICO ,E ELE JOAZINHO ENTROU PARA A HISTORIA COMO O PREFEITO MAIS CORRUPTO E CALOTEIRO, POIS ELE AINDA NÃO PAGOU A QUEM ELE ESTAVA DEVENDO NA CAMPANHA. SERA QUE ELE AINDA VAI PAGAR?

    ResponderExcluir
  6. João Eufrásio não quer saber do bem da cidade não, o que ele quer é tomar posse da prefeitura e fazer o que bem quiser lá dentro. Depois ele vira é as costas pro povo de Várzea Alegre. Ele e nem o seu irmão nunca respeitou Dr. Iran e nem seus familiares mesmo não. Mas graças a Dr. Iran foi que ele conseguiu ser prefeito dentro da cidade e o pago foi ele ter feito o que sempre fez com Dr. Iran e todos da família Costa. Usar as pessoas pra conseguir o que quer e depois dá um fora, assim fazem.

    ResponderExcluir