sábado, 5 de fevereiro de 2011

CARNAVAL DE VÁRZEA ALEGRE - O MAIOR DO INTERIOR DO ESTADO


Amigos e amigas varzealegrenses.

Primeiro pedimos desculpas pela falta de atualizações desse blog, nunca mais ficaremos tanto tempo sem novas postagens.

Carnaval de Várzea Alegre de antes
Continuamos no propósito firme de esclarecer a verdade, não para denegrir ninguém, mas para mostrar que avançamos muito na gestao do prefeito ZÉ HELDER. Reafirmamos o propósito desse blog, combater uma tentativa de manchar a imagem de um político sério usando para isso denuncias infundadas e mentiras criadas por pessoas que não tem e nunca tiveram compromisso com Várzea Alegre e ainda por cima, enganaram e causaram muito mal a nosso povo.

Palco do Carnaval de Várzea Alegre em 2010
Sobre o Carnaval em nenhum momento o Prefeito Zé Helder afirmou ter sido ele o criador, no entanto também não foi o ex-prefeito corrupto.  Ao ex-gestor podemos atribuir dois pontos importantes. O carnaval de rua começou a seguir em todo Brasil os moldes do carnaval de Salvador, ou seja, foi uma tendência natural e não uma atitude pioneira do prefeito da época. E foi ainda na gestão passada que esse mesmo carnaval foi esquecido e enterrado pelo ex-gestor.

O CARNAVAL E A IMPRENSA.

Esse blog lembra-se de dois momentos em que o nosso carnaval foi destaque na imprensa estadual na gestão passada, quando puseram para desfilar duas meninas menores e peladas, e quando aconteceu o carnaval isolado de 2004, que inclusive o ex-prefeito estava no carnaval de Olinda no Pernambuco, enquanto Várzea Alegre era destaque na imprensa nacional por estar isolada pelas vias terrestres, o que também não impediu que  o ex-prefeito fretasse um helicóptero e fosse se divertir no carnaval pernambucano. E o povo? Que povo, perguntava o prefeito.

O CARNAVAL COM O PREFEITO ZÉ HELDER.

Primeiro ele foi ressuscitado, ele não foi criado pelo prefeito Zé Helder, foi resgatado pela atual gestão que criou de imediato a Secretaria de Cultura e Turismo para coordenar os eventos do nosso município e com isso impedir que irresponsabilidades como desfile de menor pelado aconteça, pois agora existem uma secretaria atuante e responsável. A parti daí, ano após ano, nosso carnaval vem crescendo de forma brilhante e hoje é destaque na imprensa estadual pela sua organização, pelas grandes atrações, pela forma pacifica de diversão dos foliões e não por acontecimentos irresponsáveis que outrora  aconteceu no passado.

AS ESCOLAS DE SAMBA DE VÁRZEA ALEGRE.
Foi com Zé Helder e só com Zé Helder que houve investimento financeiro no que há de mais importante no nosso carnaval, as escolas de Samba, que por muitas vezes foi motivo de chacota do corrupto e seus colaboradores que nunca deram um centavo de incentivo a nenhuma delas, inclusive a Mocidade Independente do Sanhoral deixou de desfilar na gestão passada, mas graças a Deus também ressurgiu na administração de Zé Helder.
Hoje o Carnaval de Várzea Alegre já sente carência de hospedagem para os muitos foliões. Mesmo com grandes pousadas e hotéis em nosso município, muita gente aluga suas residências a visitantes período de carnaval. Na época do ex-prefeito até o hotel Municipal estava fechado, abandonado o que mostra que ele nunca se preocupou com o foliões do nosso carnaval.


AS ATRAÇOES DO CARNAVAL DE VÁRZEA ALEGRE

Wesley Cantor da Garota Safada
Antes apenas uma atração participava do Carnaval de Várzea Alegre, a Banda Cheiro de Flor, a quem inclusive parabenizamos aos proprietários daquela banda e toda família Sousa em nome de Nonato Sousa, que fazia das tripas coração para trazer uma atração de qualidade para nosso carnaval, mas por paixão a terra, do que pelo recurso financeiro mendigado junto ao prefeito.

Hoje os varzealegrenses se orgulham porque o nosso carnaval é o maior do interior do estado do Ceará o que se deve aos investimentos públicos e principalmente a iniciativa privada, pois Ze Helder passa o ano todo correndo atrás de patrocinadores para o Carnaval para não onerar o município. Por isso é possível a contratação de grandes atrações de nível nacional, como a Banda Garota Safada, a aquisição de camarotes e nesse ano contaremos com palcos profissionais e sistemas de som com sistema de delay`s.

Então amigos, Zé Helder não criou o carnaval de rua de Várzea Alegre, na verdade não sabemos nem quem foi o responsável por isso, agora querer fechar o olhos e não reconhecer que foi com ZÉ HELDER que o Carnaval de Várzea Alegre ganhou notoriedade no Estado também já é demais. Basta fazer um comparativo no antes e depois aí você terá a certeza única e absoluta que Zé Helder transformou nossa Várzea Alegre TÁ BONITA DE SE VER.

A ORIGEM DO CARNAVAL DE VÁRZEA ALEGRE

Pesquisando um pouco da historia e cultura de nossa cidade, descobrimos que  o carnaval de Várzea Alegre existe de fato desde em 1942 quando as festas aconteciam nas casas de famílias que possuíam salas grandes para receber os foliões.

E foi assim durante muitos anos ate que em 1963 surgiu o bloco do Raçado de Dentro fazendo um carnaval de rua animado e contagiante que permanece até hoje. Nessa mesma época começava também o carnaval de clube que aconteceu no Recreio Social onde existiam muitos blocos, orquestras de Várzea Alegre (originais do frevo) e atraia todas as cidades vizinhas. 

Carnaval em clube era a febre, a moda em todas as cidades do Brasil. Quando o carnaval de Várzea Alegre começou a ser realizado no CREVA, na década de setenta, os blocos já desfilavam nas ruas dando oportunidade a todos os foliões para brincarem livremente sem discriminação.

Surge o carnaval da Bahia conquistando o Brasil inteiro com trios elétricos e fazendo um AXE encantador. Daí o carnaval de clube acabou de vez ate os bailes das grandes cidades dando origem a atual forma do carnaval brasileiro.

3 comentários:

  1. DICA AO BLOG: Que tal compararmos também o Natal deles que nunca houve afora a ceia para poucos na mansão de Eufrásio na Vazinha e o Forró do CSU que era pago e com Mexe Brasil (nada contra a nossa querida e saudosa banda que se ainda existisse com certeza participaria com participam Boka Loka e Toka e Tokinha) e hoje o Forró do CSU é a última noite gratuita do V.A. Junino! Vamos fazer o comparativo?

    ResponderExcluir
  2. Parabens varzea Alegre. Antes banho de mangueira nos puxa-saco. Atualmente o maior carnaval do interior cearense.

    ResponderExcluir
  3. Não só o maior mas tbm o melhor ..

    ResponderExcluir